Um método atual

O método da Chouette foi desenvolvido pelas criadoras do Instituto, Bia Isabel Noy e Marina Pelle. Ele é baseado na experiência do ensino do francês e principalmente na pesquisa da didática atual chamada Abordagem Acional (Approche Actionnelle). O objetivo é proporcionar uma experiência próxima do que você poderia encontrar em um pais francófono, para que você se sinta independente e seguro em diferentes situações.
O método do instituto Chouette

Abordagem acional & unidades temáticas

O método de abordagem acional é fortemente recomendado pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Cadre Européen de Référence pour les Langues - CECRL) que orienta os critérios para a classificação dos níveis (de A1 a C2) e as provas de proficiência (DELF e DALF).



Na Chouette - Institut de Français, cada nível é divido em quatro unidades temáticas. Cada unidade apresenta um vocabulário vasto e os aspectos gramaticais que são necessários para agir e interagir naquele tema. No final de cada unidade, todos os pontos abordados são revisados para que você se sinta seguro na realização do teste final e passar para o próximo nível.

Illustração do material usado no método do instituto Chouette

Material didático

Com o avançar dos níveis, os textos criados por Bia e Marina dão lugar a documentos originais recentes, selecionados de forma que eles se tornem a maneira ideal para descobrir o vocabulário, a gramática e a cultura francófona.
Na Chouette, a língua viva e atual - por meio de vídeos, curta metragens, reportagens, programas de televisão e de rádio, músicas, literatura, poesia - encontra-se com os grandes clássicos da francofonia, e servem como ponto de partida para aprender e criar em francês.