Um método atual

O método da Chouette foi desenvolvido pelas criadoras do Instituto, Bia Isabel Noy e Marina Pelle. Ele é baseado na experiência do ensino do francês e principalmente na pesquisa da didática atual chamada Abordagem Acional (Approche Actionnelle). O objetivo é proporcionar uma experiência próxima do que você poderia encontrar em um pais francófono, para que você se sinta independente e seguro em diferentes situações.
O método do Instituto Chouette

Abordagem acional & unidades temáticas

O método de abordagem acional é fortemente recomendado pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Cadre Européen de Référence pour les Langues - CECRL) que orienta os critérios para a classificação dos níveis (de A1 a C2) e as provas de proficiência (DELF e DALF).



Na Chouette - Institut de Français, cada nível é composto por 32 horas e é divido em quatro unidades temáticas. Cada unidade apresenta um vocabulário vasto e os aspectos gramaticais que são necessários para agir e interagir naquele tema, desenvolvendo assim as competências de compreensão e expressão oral e escrita. No final de cada unidade, todos os pontos abordados são revisados para que você esteja preparada(o) para fazer o teste final e assim, passar para o próximo nível.
As aulas, desde os níveis iniciais, são todas ministradas em francês, proporcionando uma experiência de imersão na língua.

Illustração do material usado no método do instituto Chouette

Material didático

O material didático exclusivo conta com documentos originais atuais, selecionados de forma que eles se tornem a maneira ideal para descobrir o vocabulário, a gramática e a cultura francófona. Sendo constantemente atualizado, ele aborda temáticas necessárias não somente para a vida quotidiana como para discussões pertinentes à nossa sociedade.
Na Chouette, a língua viva e atual - por meio de vídeos, curta metragens, reportagens, programas de televisão e de rádio, músicas, literatura, poesia - encontra-se com os grandes clássicos da francofonia, e servem como ponto de partida para aprender e criar em francês.